UNIDADE DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE SÃO BERNARDO DO CAMPO REPETE NOTA SATISFATÓRIA DO GOVERNO FEDERAL.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), vinculado à Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, recebeu NOTA SATISFATÓRIA do Ministério da Saúde no Programa QUALIFICA CEREST 2022, cujo resultado foi divulgado recentemente. Desde o ano de 2021, o CEREST de São Bernardo do Campo mantém nota satisfatória.

O Qualifica CEREST é um instrumento de monitoramento das ações desenvolvidas pelo órgão.

Os CEREST’s são serviços especializados, que articulados à Rede de Atenção à Saúde (RAS), desenvolvem ações de assistência especializada e vigilância em saúde do trabalhador, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade entre os trabalhadores (as), provenientes dos ambientes e processos de trabalho.

Ao todo, estão habilitados e em funcionamento 215 CEREST’s, sendo 26 estaduais, 01 Distrital, 185 regionais/municipais. Os CEREST’s ativos garantem a cobertura a 3.981 municípios, 70,7% das regiões de saúde e para aproximadamente 84 milhões de trabalhadores economicamente ativos. A unidade de São Bernardo do Campo possui abrangência unitária.

A conquista de São Bernardo do Campo foi informada durante reunião online, com a presença de representantes dos Cerest’s de todo o Estado de São Paulo, da coordenação do CEREST Estadual e do Ministério da Saúde. As metas para 2024 serão definidas nos próximos meses.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/saude-do-trabalhador/renast/cerest-regionais-e-municipais

Em 2022, o CEREST de São Bernardo do Campo registrou 4.234 notificações e investigações de agravos em trabalhadores, 3.387 pareceres sobre nexo causal, 245 inspeções sanitárias em saúde do trabalhador, 05 notificações e investigações de acidentes fatais,153 investigações de óbitos relacionados a morte violenta, 86 investigações de violência interpessoal/autoprovocada/intoxicação exógena relacionada ao trabalho, 68 acolhimentos, 31 consultas médicas em saúde do trabalhador; 33 apoios matriciais em saúde do trabalhador com a Atenção Primária, 24 apoios matriciais em saúde do trabalhador com a Atenção Especializada/Urgência e Emergência.

“Os resultados do Qualifica CEREST mostram a sinergia da equipe. Quando se trabalha com uma verdadeira equipe, não há obstáculos que não sejam superados, nem sucesso que não seja alcançado.  Compromisso, Trabalho em equipe e melhoria continua são as chaves para conquista da excelência em qualidade, seja no combate das subnotificações, apoio matricial, educação permanente, qualificação das informações, vistorias nos ambientes de trabalho. Esse é um diferencial e que tem servido de exemplo para os demais CEREST’s”, comenta a Diretora de Divisão do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.