Sobre a Escola de Saúde

Ensino-aprendizagem para o aperfeiçoamento dos profissionais e para os usuários do SUS

Escola de Saúde

A Escola de Saúde de São Bernardo do Campo surge como uma escola do SUS com o objetivo de disseminar conhecimento junto aos usuários, trabalhadores, gestores e estudantes. Com a sua criação, o município consolida a rede pública como espaço de ensino-aprendizagem e garante mais qualidade no acesso à saúde para milhões de pessoas.

Oferece formação, pós-graduação, qualificação e aperfeiçoamento para profissionais que atuam no e com o SUS. Os cursos incorporam novas tecnologias e métodos aos protocolos das linhas de cuidados (Materno Infantil, Hipertensão, Diabetes e Doenças Respiratórias Crônicas), com aulas presenciais e ensino a distância em ambiente virtual de aprendizagem.

A escola se insere em uma nova cultura institucional que alinha as ações dos vários departamentos da Secretaria Municipal de Saúde em torno dos seguintes princípios: Educação Permanente em Saúde, articulação de teoria e prática, concepção crítica da educação, interdisciplinaridade e ensino para adultos. Sua atuação se estende a outras cidades do ABC paulista que recebem assessoramento técnico na formulação e implementação de políticas públicas que beneficiam (tantos) moradores da região.

Histórico

A criação da Escola de Saúde de São Bernardo do Campo se fundamenta nas leis que instituíram as diretrizes do SUS (1990) e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (2004). Em 2021, foram elaborados o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Missão, Visão e Valores

A Escola de Saúde de São Bernardo do Campo segue a missão, a visão e os valores da Secretaria Municipal de Saúde.

• Promover o bem-estar da população de São Bernardo do Campo.
  • Desenvolver ações de saúde para as pessoas e para a comunidade.

• Ser referência em saúde no município.
  • Ser reconhecida pela comunidade, gestores e colaboradores como serviço de excelência nas ações de saúde.
  • Ampliar a cobertura no atendimento à população.
  • Incorporar inovações tecnológicas.
  • Satisfazer os usuários e profissionais.

• Ética
  • Humanização
  • Comprometimento
  • Transparência
  • Cooperação
  • Criatividade
  • Urbanidade
  • Equidade
  • Sustentabilidade

Conteúdo dividido por Accordion

Não. Somente os cursos de pós-graduação serão reconhecidos pelo MEC.

Sim. Você pode fazer todos os cursos destinados aos profissionais no portal da Escola de Saúde.

Não. Os cursos destinados aos profissionais no portal da Escola de Saúde podem ser feitos somente por colaboradores da Rede Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo.

Sim. Os cursos oferecidos no portal da Escola de Saúde são gratuitos.

Sim. Todos os cursos ofertados no Portal da Escola de Saúde fornecem certificado mediante a conclusão dos critérios estabelecidos para cada curso.

Entre em contato

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, envie um e-mail pra gente, sua opinião é muito importante.

suporte.escoladesaude@saobernardo.sp.gov.br