Programa Saúde da Família de São Bernardo supera 190 mil consultas domiciliares em 2023

 Vivian Rossi

Equipe multiprofissional da Atenção Primária acompanha a saúde dos pacientes acamados e domiciliados da rede municipal

O Programa Saúde da Família (PSF) da Prefeitura de São Bernardo contabilizou, no 1º quadrimestre deste ano, 190.949 consultas domiciliares realizadas por equipes multiprofissionais das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), compostas por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem, psicólogo, agente comunitário de saúde, cirurgião dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

A presença dos profissionais nas residências auxilia no monitoramento da saúde dos pacientes, acamados ou domiciliados, expandindo o serviço ofertado na UBS para dentro das comunidades, conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “Nosso foco maior é nas periferias, onde muitas vezes a pessoa não tem acessibilidade ou mora em uma residência com muitos lances de escada e já não consegue mais subi-las ou descê-las. Essas pessoas são, em sua maioria, as que mais precisam dos nossos cuidados”, relatou.

Dona Silica Joana da Silva, de 72 anos, moradora do Parque São Bernardo é uma das pacientes do programa há pelo menos três anos. Ela é atendida pela médica Marcela Calixto, que já é recebida como membro da família quando realiza as consultas em domicílio. “Quando toca a campainha e a gente vê que é a equipe da UBS já me bate uma tranquilidade imediata, porque são eles que me ajudam a cuidar da minha mãe desde que ela ficou limitada dentro de casa, quando perdeu a força das pernas”, declarou a filha da paciente, Sonia da Silva.

Durante a visita, a equipe checa os sinais vitais, afere a pressão arterial, a glicemia capilar, bem como a carteira de vacinação. Na consulta realizada nesta semana, a médica auscultou o pulmão e o coração depois que Dona Silica se queixou de falta ar e tranquilizou a filha e o marido que acompanhavam a consulta domiciliar. “Podem ficar tranquilos que ela está ótima, o pulmão está limpo”, conferiu Dra. Marcela.

O agente comunitário de saúde é que faz a triagem dos pacientes acamados ou domiciliados registrados na UBS. O profissional é também quem faz a primeira visita, identifica as necessidades de cuidados e realiza relatório para os demais membros. As equipes de saúde identificam a necessidade do atendimento domiciliar e providenciam o agendamento das visitas. Todos os profissionais do programa fazem as consultas domiciliares devidamente identificados com crachá e documento.