Prefeitura de São Bernardo promove ação de saúde no Jardim Calux e Planalto

Escrito por : Vivian Rossi

Evento gratuito ocorre nesta quarta-feira (31/5), das 9h às 15h, com ações de promoção, prevenção, proteção e vigilância em saúde para toda a comunidade

A Prefeitura de São Bernardo promove nesta quarta-feira (31/5) o 2º Multisaúde do ano, desta vez no Jardim Calux e Planalto. O evento gratuito tem como objetivo a promoção, prevenção, proteção e vigilância em saúde para toda a comunidade. A ação ocorre das 9h às 15h, na Praça Vicente Antônio de Almeida (Rua Airton Senna da Silva, 191).

No evento, os profissionais de saúde recebem a população com oferta de aferição de pressão arterial, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vacinação contra a Influenza e Covid-19 e orientação sobre as demais doses anuais do calendário vacinal, tenda dos bichos, feira de adoção de animais, espaço da vigilância epidemiológica com orientações de prevenção de doenças e agravos, espaço da vigilância em saúde do trabalhador e espaço de saúde ambiental.

Haverá ainda espaço de vigilância sanitária com orientações sobre alimentos, prevenção de intoxicação em crianças – produtos de limpeza (saneantes domissanitários) –, uso racional de medicamentos, prevenção em manicures, salão de cabelereiros, barbearias, atividades do Programa De bem com a vida, orientações sobre saúde bucal, orientações sobre PREP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição) ao HIV, entre outras.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o investimento em educação sanitária com participação social é fundamental para a prevenção de doenças. “Queremos educar a população e despertar as boas práticas de vigilância em saúde, aliadas ao autocuidado e o autoconhecimento. Essas simples atitudes refletem na saúde do cidadão como um todo e nos auxiliam no momento da prestação do serviço ao paciente”, explicou.

CRONOGRAMA DO ANO – Para 2023, estão programados mais sete eventos Multisaúde, que contam, além da participação de diversos serviços de saúde, com o apoio das secretarias de Esportes e Lazer, Educação, Cultura e Juventude e Serviços Urbanos.