Por Vivian Rossi

Modernização do equipamento da Atenção Básica foi autorizada nesta quinta-feira (9/6); obra deve durar 120 dias sem interrupção nos atendimentos

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quinta-feira (9/6), a ordem de serviço que garante a revitalização do quarto equipamento de Atenção Básica da cidade. Desta vez, será reformada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alves Dias – localizada na Rua Alexandre Bonício, 133, bairro Alves Dias. O investimento será de R$ 270 mil e contemplará pintura interna e externa, reforma de calhas e rufos, substituição do telhado e reforma do estacionamento, entre outros.

A cerimônia de autorização das intervenções contou com a presença da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, do vice-prefeito, Marcelo Lima, vereadores, funcionários da unidade e moradores da região. A fala do chefe do Executivo reforçou o compromisso em investir constantemente na saúde do município para garantir o atendimento humanizados e de qualidade na rede.

“O orçamento municipal anual da Saúde é R$ 1,2 bilhão, valor destinado em sua maioria para manter os serviços funcionando. Dar uma ordem de serviço de reforma é motivo de muita alegria, por sabemos que trará mais conforto ao paciente e um melhor ambiente de trabalho aos nossos funcionários”, declarou Orlando Morando.

Toda a reforma ocorrerá no prazo de 120 dias sem que os serviços da UBS sejam interrompidos aos mais de 48 mil pacientes ativos cadastrados no sistema. Desde o dia 17 de maio, a unidade recebe ainda os atendimentos de urgência e emergência, das 19h às 7h, durante a semana, e 24h aos finais de semana, enquanto ocorre a reforma da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – São Bernardo possui 33 Unidades Básicas de Saúde, sendo 20 delas em funcionamento com horário estendido até às 22h, por meio do programa Saúde na Hora Certa. Juntas, as unidades são porta de entrada da Saúde pública no município, responsáveis pelos serviços de consultas médicas, exames laboratoriais, vacinação, atendimento odontológico, pré-natal de gestante, dispensação de medicamentos, acompanhamento de pacientes crônicos como diabéticos e hipertensos, tratamento em grupos, visitas domiciliares, entre outros.